top of page

CONSÓRCIO

Consórcio é uma modalidade de financiamento ou um mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a formação de patrimônio para a aquisição de bens de consumo e serviços.

 

Grupos de pessoas (físicas ou jurídicas) se reúnem por meio de uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central, para formar uma poupança coletiva em que cada membro contribui com um valor mensalmente com o objetivo de autofinanciar a compra de um bem ou serviço. Mensalmente, os participantes podem ser sorteados e serem contemplados com carta de crédito para realizar a compra do bem ou serviço, ou podem dar um lance, se o lance for o maior, consegue-se a carta de crédito antes do término do prazo do consórcio.

 

Os consórcios mais procurados são de bens duráveis como veículos e motos, mas há consórcio para imóveis, para realizar cirurgias estéticas, para viajar e para quase tudo que se pode desejar.

 

A principal desvantagem dessa modalidade é não ter o produto ou serviço imediatamente, se não for sorteado ou der um lance. Há pagamentos de taxas que são pagas como a taxa de administração à administradora, mas estas costumam ser menor do que os juros cobrados pelos bancos. Dependendo do consórcio há taxas para fundo de reserva e seguro, constituído justamente para cobrir um certo nível de inadimplência. Se por algum motivo o bem ou serviço sofrerem aumento de preço durante a vigência do contrato é o consorciado quem arca com as diferenças. Outra diferença é o risco de crédito. No caso de um financiamento, o risco de crédito é do banco, no consórcio, o risco de crédito é do grupo. Cada um assume o risco de crédito de todos os outros participantes do grupo.

bottom of page